terça-feira, 29 de abril de 2014

TÁ BOM, MAS... E QUANDO NÃO JOGAM BANANAS?

(Por Maicon Vasconcelos da Silva)*



Incrível a hipocrisia da "elite branca"...
Um monte de reaças, que se nutrem e tem seu "ganha pão" justamente por reproduzir os conceitos que alimentam o racismo, o machismo, a xenofobia, a homofobia ficam solidários nas mídias sociais quando um de seus representantes "sofre racismo".
E quando não são bananas que caem ao chão e sim os golpes dos cassetetes da polícia militar no "lombo dos neguim" das favelas? 
E quando o povo negro vê sua cultura, seus costumes ou até mesmo sua religião sendo historicamente segregadas ou marginalizadas, como o uso de plantas medicinais ou até mesmo no caso do Candomblé? E quando a Grande Mídia reproduz uma visão estereotipada do que é "ser negro" e o único referencial que se tem nos meios de comunicação é o Programa Esquenta ou a Globeleza?
E quando a juventude negra e periférica sofrem constantes ataques, não de bananas, mas sim da segregação social/econômica onde muitos deles resultantes em mortes, seja na falta de creches, seja no acesso a educação e saúde de qualidade, sejam nos rolezinhos ou na sensação do momento: amarrar os "neguim" postes? Não vi esses infelizes se manifestarem. Aliás, "como não existe racismo no Brasil", e "todos tem o mesmo direito", não precisamos de políticas inclusivas como as Cotas Raciais, PROUNI, Bolsa Família e etc. não é mesmo? Não é esse o discurso desse povo? 
No Brasil "póóódi", o que não pode é com um jogador brasileiro, que mora na Espanha e ganha MILHÕES de reais por ano, aí é o fim da picada! Aí vira comoção nacional! Não me venham com essa de "‪#‎somostodosmacacos, porque vocês não são! Para simples informação, NÃO SOMOS MACACACOS, somos um povo culto com tradições próprias que foi sequestrado e relegado à condição de escravos, explorados, que também com sua força de trabalho ergueram uma nação a durante séculos temos nossos direitos usurpados por uma "minoria branca racista" a qual vocês fazem parte. 
 Mais uma vez o racismo vira uma ferramenta de autopromoção de uma elite porca, excludente e acima de tudo hipócrita. Como diria Milton Santos, "Enquanto houver classes sociais, existirá racismo", e esses infelizes, entre eles Luciano Huck e Angélica não estão nem aí nem para diminuir estruturalmente as desigualdades sociais nem muito menos acabar com elas!



*O texto não é meu, caros leitores. Achei tão sensacional que pedi Licença ao autor para publicar esse excelente artigo aqui nesse espaço. Segue seu contato no Facebook: https://www.facebook.com/maicon.vasconcelosdasilva?fref=nf


Nenhum comentário:

Postar um comentário